Europos Komisija

Projekto finansavimas

„Consumer Classroom“ yra ES finansuojamas portalas, skirtas ES valstybių mokytojams ir teikiantis jiems mokymo vartotojų švietimo klausimais išteklių. Skaityti daugiau

Padaliniai (generaliniai direktoratai)

Teisingumo ir vartotojų reikalų GD
Švietimo ir kultūros generalinis direktoratas
Mokslinių tyrimų ir inovacijų generalinis direktoratas
Ryšių tinklai, turinys ir technologijos

Europos Komisija
Žiūrėti daugiauUžverti


Comprar ou não comprar, eis a questão

0 komentarai

No último sábado do mês de Novembro comemora-se um dia internacional informal de que poucos têm conhecimento: o Buy Nothing Day ou o dia de comprar nada.

Em 2017 acontece no dia 25 de Novembro, embora nos Estados Unidos habitualmente coincida com o Black Friday ou sexta-feira negra, que se comemora no dia imediatamente a seguir ao Dia de Acção de Graças.

Este feriado tipicamente americano tem lugar a 24 de Novembro e corresponde ao início oficial da época de compras de Natal para as empresas e para os consumidores.

Black Friday ou Buy Nothing Day - não podiam ser duas datas mais diferentes!

No primeiro caso com o Buy Nothing Day apela-se ao boicote ou à participação pela ausência de compras: ‘participate by not participating’ segundo o slogan associado à iniciativa.

O princípio reside na defesa de um mundo alternativo assente na sustentabilidade ambiental e na acção de um consumidor responsável, consciente e informado.

A sua comemoração pode incidir apenas na recusa em fazer qualquer tipo de compra ou na adesão a iniciativas simbólicas, como festas de rua ou manifestações.

Já no segundo caso só se pode participar na Black Friday comprando e aderindo à lógica subjacente às promoções de vendas, técnica própria do marketing e do capitalismo ocidental.

Assim, as marcas esforçam-se por acelerar a sua gestão de stocks dos mais diversos bens persuadindo o incauto consumidor de que, durante este dia, pode beneficiar de preços mais vantajosos do que em qualquer outro dia do ano.

O conceito foi importado dos Estados Unidos, onde se tornou comum e bem-sucedido para a generalidade das empresas, mas altamente questionado pelos detractores do consumo conspícuo.

Entre outros factores, a adesão massiva à sexta-feira negra e o interesse das marcas em retirar o máximo possível de benefícios pode conduzir a práticas comerciais lesivas dos direitos dos consumidores.

Lançar a discussão em sala de aula sobre estas duas atitudes tão diversas entre si, por exemplo recorrendo a argumentação no estilo 'Prós e contras', pode ser uma forma bastante interessante de despertar a consciência cívica dos jovens estudantes, alertando-os para a importância de estarem informados sobre os seus direitos e deveres.

buy nothing day 2017

Source: http://www.adbusters.org/bnd/

Alcina Dourado 0
expert
Teacher since 1995 in Portugal, now develops research for her PhD degree in Strategic Communication - in detail, regarding consumerism organizations. The NTP for Portugal.
Į VIRŠŲ
Informacija
We are sorry but we cannot execute your request. The page was not found.
We are sorry but at this moment you don't have access to execute the request ?
We are sorry but i cannot execute your request. A internal server error occurred
Comment Report
Reikia pagalbos? Žr. mūsųžinyno skyrių